segunda-feira, 23 de maio de 2011
Projeto Didático - Folclore pra que te quero?
ESCOLA MADRE LUCILA MAGALHÃES
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - REDENÇÃO
FOLCLORE PRA QUE TE QUERO?
JUSTIFICATIVA
É no contexto da disciplina de Arte que emerge este projeto, na perspectiva de inovar a metodologia, vivenciando os conteúdos de forma prática e prazerosa. Buscando esse prazer no resgate do folclore brasileiro, o qual é recheado de motivações, criatividade e principalmente historicidade.
Nesse sentido, a professora da disciplina em questão, na expectativa de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento das habilidades artísticas de seus alunos e cumprir com as Orientações Teóricas Metodológicas disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, está propondo este projeto visando através do estudo do folclore brasileiro vivenciar atividades que oportunizem aos alunos, público alvo deste projeto, constituir-se protagonistas deste trabalho.
Nessa direção, o referido projeto oportunizará ao corpo discente, dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo assim, a observar e colher informações de diferentes registros escritos, sonoros e materiais tendo a priori a valorização do folclore brasileiro revelando o artista que existe em cada um (a) dos (as) alunos (as).
Vale lembrar que, a disciplina de Arte caracteriza-se o fio condutor deste projeto, mas, o mesmo apresenta-se com caráter interdisciplinar evidenciando que a consolidação dos conhecimentos emergirá no processo, só se efetivará se houver interação/cooperação entre os conhecimentos das diferentes disciplinas.
PÚBLICO ALVO
• Alunos Ensino Fundamental – Série Final – 8ª. / 9º Ano
• Comunidade Local
• Professores
OBJETIVO GERAL
• Reconhecer o folclore como fonte de cultura e tradição de um povo, demonstrando esse reconhecimento através das diversas modalidades da arte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar lendas e mitos do folclore brasileiro e seus significados, resgatando assim a importância do folclore.
• Despertar para sensação de grupo; (adaptação e integração a companheiros);
• Reconhecer a cor como elemento expressivo na produção artística
• Perceber produções visuais no cotidiano com ênfase as produções folclóricas;
• Vivenciar as produções dramáticas pela construção da personagem, da ação, da cena do espaço cênico e do espaço dramático;
• Compreender aspectos multiculturais na dança local; (etinicidade/universalidade)
• Produzir textos escritos considerando os gêneros: entrevista e texto informativo de forma individual e coletiva;
PRODUTO FINAL
• Organização de uma exposição evidenciando os trabalhos produzidos em sala, a qual será visitada pelas outras turmas da escola;
• Encenação de uma peça teatral para
ATIVIDADES PREVISTAS
• Levantamento dos conhecimentos prévios, ou seja, questionar os alunos sobre o que sabem, quais suas ideias, opiniões, dúvidas e/ou hipóteses sobre o objeto de pesquisa e valorizar seus conhecimentos;
• Na sequência propor novos questionamentos, fornecendo novas informações, estimular a troca de informações, promovendo assim, trabalhos interdisciplinares;
• Orientação / Realização de atividades com diferentes fontes de informação (livros, jornais, revistas, filmes, fotografias, objetos etc.) e confrontar com dados e abordagens;
• Realização de oficinas com ênfase nos aspectos folclóricos;
• Divisão das equipes para organização da exposição.
• Culminância – Exposição
RECURSOS
Humanos:
• Alunos (as)
• Professores
Materiais:
• Cartolinas
• Lápis pilot / de cor
• Papel ofício
• Papel Crepon
• Papel Pinheiro
• Tintas Guache
• Pincéis
• Livros
• Revistas
• Jornais,
• Cola (tenaz e isopor), etc.
DURAÇÃO PROVÁVEL
• Na perspectiva de consolidar aprendizagens o referido projeto apresenta como tempo provável 15 dias.
AVALIAÇÃO
• A avaliação será processual evidenciando o envolvimento de todos no projeto. Para tanto será utilizado: auto-avaliação, relatos orais e escritos, trabalhos em grupos, “vitórias” / “conquistas” dos alunos no dia-a-dia, exposições de trabalhos.
Agosto/2010
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