O que é um PROJETO?
PROJETO
Caracteriza-se como uma PESQUISA ou uma INVESTIGAÇÃO, mas desenvolvida em PROFUNDIDADE sobre um tema ou um tópico que se acredita interessante conhecer.
QUEM A DESENVOLVE?
Pode ser desenvolvida por:
• Um grupo de pequenos alunos (algumas vezes pela classe inteira; e/ou
• Em casos excepcionais por apenas um aluno;
• Por mais de uma classe ou grupos de alunos de diferentes classes.
CHAVE DO SUCESSO DE UM PROJETO
Representa um esforço investigativo, deliberadamente voltado a encontrar respostas convincentes para questões sobre p tema levantado pelos alunos, professores e eventualmente funcionários da escola, pais e pessoas da comunidade escolhidas por amostragem.
OBJETIVOS
Não se esgotam apenas em buscar respostas abrangentes, mas principalmente em aprender de maneira SIGNIFICATIVA o tópico estudado.
FINALIDADES
• Usadas para explorar CONCEITOS e CONTEÚDOS;
• Se prestam também a programas de serviços comunitários;
• Campanhas de solidariedade;
• Defesas de metas ecológicas;
• Viagens da escola
• Experiências de laboratórios;
• Infinitas atividades extracurriculares.
IMPORTANTE: Essas investigações complementam os objetivos de uma instrução sistemática.
Instrução Sistemática
• Explora a potencialidade no desenvolvimento da aprendizagem significativa.
• Ajuda o aluno a legitimar as habilidades operatórias adquiridas.
• Trabalha as deficiências de aprendizagem de um ou outro aluno.
• Destaca a motivação extrínseca. O aluno é motivado pela curiosidade que o professor desperta e anima
• Permite aos professores guiar o trabalho dos alunos aproveitando suas experiências.
• Permite aos professores selecionar os eixos temáticos essenciais em cada disciplina.
Projetos
• Transforma um aluno em um descobridor de significações nas aprendizagens práticas.
• Oferece aos alunos oportunidades de usar na prática essas habilidades operatórias.
• Socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo.
• Enfatiza a motivação intrínseca. O aluno é automotivado e estimulado por seus colegas.
• Possibilita a condução das estratégias de investigação pelos alunos.
• Oferece aos alunos a oportunidade da opção sobe quais temas gostariam de explorar.
O PAPEL O PROFESSOR NO PROJETO
Embora no trabalho com Projetos os alunos constituam o “centro” da aprendizagem, é de destacada importância o papel do exercido pelos professores.
Os Projetos viabilizam com intensidade invulgar o uso das múltiplas inteligências e, dessa maneira, os alunos podem se organizar para, conhecendo melhor suas aptidões, expressar os resultados de suas investigações através da:
• Inteligência lingüística, com textos, manchetes, trovas, anagramas, jogos de palavras, slogans, poemas e muitas outras formas de expressão;
• Inteligência lógico-matemática, com gráficos, médias, proporções, estatísticas. , formas geométricas, equações e outras;
• Inteligência espacial, com desenhos, gravuras, pinturas, mapas pesquisados, mapas construídos pelos alunos, legendas criativas, teatro de sombra, cartas enigmáticas. Etc;
• Inteligência sonora musical, com paródias, fundos musicais, “rappers”, novas letras, seleção de ruídos pesquisados e gravados e outros;
• Inteligência cinestésico-corporal, com dramatizações, danças contextualizadas, jogos com mímicas, peças voltadas ao tema e montadas pelos alunos e muitas outras;
• Inteligência naturalista, com colagens envolvendo animais e plantas, associações entre os elementos do tema e o mundo animal ou vegetal, pesquisas ambientais, associação a ecossistemas e outras formas;
• Inteligências pessoais (intrapessoal e interpessoal), com debates, ajudas solidárias entre membros do grupo, campanhas de apoio a causas humanitárias, resgate de valores da solidariedade, empatia, auto-estima, combate a estereótipos e segregações e muitas mais.
Outro importante papel do professor é colocar-se como um “fazedor de perguntas”, levantando dúvidas, estabelecendo enigmas, propondo problemas, sugerindo desafios.
Por fim, constitui-se insubstituível função de um professor, trabalhando ou não com Projetos, ser um decodificador de símbolos, isto é, um profissional que interpreta textos, analisa gráficos, explora mapas, perscruta fotografias, inventa ilustrações e, enfim, traz para o aluno as mensagens ocultas dos diferentes símbolos presentes nas múltiplas linguagens..
Referencia
ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis: Vozes, 2004. Pag. 15 a 22. ORG.: Profª Lindinalva Queiroz / FACOL
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