segunda-feira, 23 de maio de 2011

IMPLICAÇÕES DO OFICÍO DOCENTE

Phillippe Perrenoud

Formar competências implica aos professores:
• Transformação da relação do mesmo com o SABER, bem como de sua maneira de DAR AULA, de sua identidade e suas próprias competências profissionais.

Abordagem por competência atrelada à focalização do aluno oportuniza o professor a:
*considerar o conhecimento como recursos a serem mobilizados;
*trabalhar regularmente por problemas;
*criar ou utilizar outros meios de ensino;
*negociar e conduzir projetos com seus alunos;
*adotar um planejamento flexível, indicativo e improvisar;
*implementar e explicitar um novo contrato didático;
*praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho;
*dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar


Abordar os conhecimentos como recursos
a serem mobilizados:

Desenvolver competências
X
Assimilar conhecimentos


Os professores acostumados a uma abordagem disciplinar não imaginam, realmente, a possibilidade de “transmitir sua matéria a propósito de um problema”, quando toda a tradição pedagógica leva-os a automatizar a exposição dos conhecimentos e a conceber as situações de implementação como simples exercícios de compreensão ou de memorização de conhecimentos previamente ensinados em uma ordem “lógica”.


SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIA

Trata-se de “aprender, fazendo o que não se sabe fazer”.
Isso supõe mudanças identitárias por parte do professor:



Por fim, “ter uma prática pessoal do uso dos conhecimentos na ação”. Para ensinar conhecimentos, basta ser um pouco erudito; para formar em competências, melhor seria que parte dos formadores as possuíssem...


Trabalhar regularmente por problemas

No campo dos aprendizados gerais, um estudante será levado a construir competências de alto nível somente confrontando-se, regular e intensamente, com problemas numerosos, complexos e realistas, que mobilizem diversos tipos de recursos cognitivos.


Uma situação problema não é uma situação didática qualquer, pois deve colocar o aprendiz diante de uma série de decisões a serem tomadas para alcançar um objetivo que ele mesmo escolheu ou que lhe foi proposto e até traçado.


Algumas características de uma situação problema de acordo com Astolf, 1993, ou Astof et al , 1997, p. 144-145 apud Perenoud, 1999:

“Está organizada em torno da superação de um obstáculo pela classe, obstáculo este previamente identificado”;


“Deve oferecer uma resistência suficiente, que leve o aluno a investir seus conhecimentos anteriores disponíveis , bem como suas representações, de maneira que leve ao seu questionamento e à elaboração de novas ideias”;


VALE RESSALTAR QUE...

O trabalho por “situações problema” não pode utilizar os atuais meios de ensino, concebidos em uma outra perspectiva.

Reinventar meios de ensino em função de uma pedagogia das situações problema e das competências, não é, em absoluto, evidente e entra em conflito com grandes interesses econômicos.
REFERÊNCIA:


PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes, Médicas, 1999. Pág. 53 a 62. Org.: Profª Lindinalva Queiroz / FACOL

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