quinta-feira, 1 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Márcia Maria De Oliveira*
Gabriela Da Silva Ferreira*

Entre tantas referências e escritos sobre o ato da leitura gostaria de iniciar este texto com uma frase que certa vez escutei de um palestrante: “aquele que se curva diante dos livros se ergue diante dos homens”.
Aquele que tem o bom hábito de ler descobre o universo infinito do saber e do conhecimento, é uma pessoa que conseguirá argumentar seus princípios, opiniões e questionamentos com mais segurança e convicção, desenvolverá um melhor vocabulário e ortografia, terá uma visão mais ampla e diferenciada (consegue ver o que os outros não vêem) se torna uma pessoa ativa e capaz de questionar e apresentar soluções. Conquista um tesouro que ninguém jamais lhe roubará: o conhecimento.
Aquele que se torna um bom leitor aprende a criticar, investigar, corrigir, opinar, entre outras coisas. A leitura faz parte da nossa história, a vida não seria a mesma sem ela. Ler é importante para formação de cidadãos críticos, preparados para os demais desafios do saber.
O ato de ler não é uma simples prática e sim um importante ato para abertura de novas ideias, de um novo saber, de um mundo novo.

*As autoras do texto são alunas da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL – I Período de Pedagogia. O mesmo foi produzido na disciplina de Leitura e Produção de Textos sob a orientação da Professora Lindinalva Queiroz.
FEV/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário